Buscar
  • Ezequiel Berggren

Quando a marca vira sinônimo do produto


Marca Notória - Sinônimo do Produto


Marcas Sinônimo

Esponjas de aço = Bombril; Lâmina de barbear = Gillette;

Goma de mascar = Chiclete;

Curativos adesivos = Band-Aid;

Poliestireno Expandido = Isopor;

Cópia = Xerox;

Água Sanitária = Cândida;

Fita Adesiva = Durex;

Amido de Milho = Maizena;

Revestimento antiaderente = Tefal ou Teflon;

Aço Inoxidável = Inox;

Refratário de Vidro = Pyrex;

Elastano = Lycra;

Fermento Químico em Pó = Pó Royal;

Leite Fermentado =Yakult;

Iogurte = Danone.

Algumas marcas ganharam o status de produto.

Alguns acreditam que é o ápice do sucesso de uma marca quando isso acontece, pois demonstra uma conexão pessoal com o consumidor.

Outros, os que defendem ferrenhamente a propriedade intelectual, afirmam que usar a marca dessa forma causa o risco de se tornar uma versão genérica, o que significa perder o poder legal de uma marca registrada.

A notoriedade de uma marca não é sinônimo de estar livre da concorrência. Ocorre que uma marca notoriamente conhecida pode desaparecer ou confundir o consumidor na medida em que ostenta a qualidade de sinônimo de um produto. Exemplo na lista de compras: Gillette da marca Bic; Bombril da marca Assolan; Danone da marca Batavo. Parece contraditório, mas na prática ocorre com frequência, transferindo a clientela da marca/produto para o concorrente, geralmente em virtude da diferença de preço.

Grandes investimentos em comunicação e presença massiva em pontos de vendas, bem como quando a marca é a primeira do segmento, são as formas de se alcançar a notoriedade e provocar esta proeza de substituição dos produtos pelas marcas. É fato que a melhor maneira de ser lembrado é sendo o primeiro.

Para proteger um pequeno machucado você provavelmente já usou um band-Aind, na verdade marca de curativos adesivos.

Os consumidores não tem tempo de criar novos produtos sozinhos. Se você reparar, periodicamente vem uma avalanche de novidades que se apresentam como revoluções para o nosso dia a dia.

E se é novo chama atenção e é lembrado. Quem foi o primeiro aviador Brasileiro? Santos Dumont. Quem fez o segundo voo? ........

Com certeza é mais fácil copiar uma ideia de negócio. Mas se alguém já ocupou o espaço na mente do consumidor e atendeu as expectativas diante da demanda, certamente não será esquecido facilmente. A melhor estratégia nesse caso é se posicionar com uma diferente percepção e assim ser o primeiro a preencher essa lacuna.

A Netflix não teria tanto sucesso se a ideia do seu fundador fosse comum, ou seja, abrir um monte de lojas para competir com a Blockbuster. No momento em que a Netflix surgiu, a percepção de videolocadoras como a Blockbuster já estava cravada na mente das pessoas como: o lugar para ir alugar filmes. Porém a Netflix não entrou no embate direto, se posicionou como: alugar filmes on-line, sem sair de casa.

Portanto o cuidado na hora de criar e registrar uma marca é muito importante.

#marcas #produtos #sinonimo #bombril

1,385 visualizações0 comentário